Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

8.

"Posso permitir-me a ousadia de insinuar ainda um último traço de minha natureza, que me apronta grandes dificuldades no convívio com as pessoas? É própria de mim uma sensibilidade completa e sinistra do instinto de limpeza, de modo que eu percebo fisicamente - farejo - a proximidade ou - o que estou dizendo? - as partes mais internas, as "entranhas" de todas as almas...

Eu tenho antenas psicológicas nessa sensibilidade, com as quais eu apalpo todos os segredos, me apossando deles:a imensa sujeira escondida no fundo de algumas naturezas, talvez condicionada pelo sangue ruim, mas caiada pela educação, eu já percebo quase ao primeiro toque. Se é que eu observei corretamente, essas naturezas insuportáveis ao meu asseio sentem - também elas - as precauções do meu asco: mas, nem por isso passam a cheirar melhor..."

[Nietzsche - Ecce Homo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário